quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Arraial d'Ajuda - aonde ir, onde ficar

 
 
No quesito onde ficar, podemos dividir Arraial em três setores.

No centro da cidade as centenas de pousadas ficam dispostas lado a lado nas principais ruas. Ali tudo é relativamente perto, mas quanto mais próximo da Rua do Mucugê ficar, mais perto dos restaurantes vai estar. As principais ruas, além do Mucugê, são as Alamedas dos Oitis e Flamboiants.  Por ali, você estará bem perto dos estabelecimentos (restaurantes, lojas, feiras, bares, supermercado, Banco) e tudo é (relativamente) de fácil acesso (eu amo andar naquelas ruas e sempre dispenso o carro à noite). A dificuldade é que para pegar praia vai ser necessário (para a maioria das pessoas normais, dentre as quais não me incluo, porque ando mais que notícia ruim) pegar transporte. A vantagem é que à noite dá pra fazer tudo a pé.

Na estrada da Balsa há também dezenas de pousadas "pé na areia", ou seja, com estrutura para você sair do café da manhã e já deitar na espreguiçadeira na areia. Em regra ali ficam os hotéis maiores, com restaurante, chalés, bangalôs... Nunca fiquei hospedada lá, mas meus pais já. A dificuldade é que para pegar uma praia diferente da que você está hospedado, vai precisar de transporte, e para sair à noite idem (a menos que fique no restaurante da pousada ou que vá ao Bistrô D'Oliveira, que fica na Estrada). A facilidade é que se quer ficar na "sua" praia, basta descer uns degrauzinhos.

Ao longo das praias do Parracho, Pitinga e Taipe há também pousadas. A aparência delas é ótima, jardins lindos, bangalôs charmosos, mas ficam distantes dos estabelecimentos comerciais.

Eu sempre fiquei no centro e vou continuar ficando (na Villa 2 Santos).

Vou fazer a mini lista das pousadas que conheci (porque fiquei ou algum conhecido ficou) e recomendo. Há centenas de outras boas, não deixem de pesquisar!

Pousada Machê (clica que é link)

Não fica pertíssimo da Rua do Mucugê, mas dá pra ir andando. Os chalés são muito bons, amplos, limpos, a área de piscina é uma delícia e o café da manhã muito bem servido.


Fica na esquina da Flamboiant com a Oitis, muito bem localizada. Os quartos são simples, mas confortáveis e muito limpos. A área de lazer não é muito grande, mas super charmosa. O café da manhã muito bom, e o atendimento excelente.


Bem localizada, também simples, mas confortável. Boa área de lazer, café da manhã bem servido.

Pousada La Luna  (sem site - olha no TripAdvisor)

Bom custo benefício, ótimo para casais de estudantes porque tem um preço bom e um serviço bom. Não fica  muito perto, eu diria que dentro do Arraial é um dos pontos mais distantes do centrinho, mas ainda assim dá tranquilamente pra sair à noite a pé. Os quartos são simples, limpos o café da manhã delicioso. A pousada tem um clima tranquilo e os donos, quando fui, eram um casal de argentinos muito simpáticos.


É difícil eu falar do Villa. Eu e meu marido temos ficado lá desde 2011 e depois de conhecê-la mudamos nosso conceito de boa hospedagem. O que a Villa oferece é um misto de descontraído-elegante, de chic-confortável. A pousada fica bem localizada, dentro de um condomínio ao final da Al. Flamboyant. Os quartos são lindos, a área de lazer deliciosa, tudo limpíssimo. Cada pequeno detalhe é pensado para alegrar os sentidos. O café da manhã? Bom, vá e sinta o prazer de ser servido na mesa, com produtos feitos na cozinha, no dia, frescos e deliciosos. Philip e Stephane, os responsáveis por este paraíso, elevam o conceito de receber bem  que qualquer pessoa pode ter formado ao longo da vida. Não preciso dizer que vamos continuar sempre ficando por lá e que se eu fosse recomendar pra você um lugar para ficar seria lá. Lembrando: é um guesthouse, são 4 suítes apenas, então se você prefere uma pousada mais agitada, talvez não seja o recomendado.   Há, só pra completar, a Villa tem 100% de recomendação no booking, ou seja, todos os hóspedes que já fizeram avaliação no site de ofertas deram 100% em 100% dos quesitos. Então o encantamento não é só meu, né?
 
Sobre as praias do Arraial...
 
...pela ordem, vindo da estrada da balsa há Apaga Fogo, Araçaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga e Taípe (não sei se as que seguem são Arraial ou já Trancoso, a orla é quilométrica, dá pra chegar em Trancoso pela areia).
 
As duas primeiras são muito sossegadas, com água quentinha que forma uma lagoa cristalina cheia de peixinhos enquanto a maré não começa a subir  (no verão, até meio dia mais ou menos). Perfeita para crianças e um paraíso pra quem quer mais sossego. Ali você vai encontrar algumas boas estruturas de praia, geralmente dos hotéis e pousadas que ficam na estrada da balsa. Recomendo a barraca do Sting, a Corujão e a Verde Água Mar, que fica sob os cuidados do simpático Gil (que faz drink, serve as mesas e ainda cuida dos caiaques na maior desenvoltura!). Os petiscos que comemos nesses lugares estavam gostosos, assim como os drinks (destaque pro Spritz da Corujão e pro suco verde da Sting), o atendimento é bom, banheiro limpinho e música boa. Informe-se sobre as festas à noite, porque na alta temporada sempre rola um luau, mas não divulgam muito, é mais privé, bem legal mesmo.
 
A praia do Mucugê eu não gosto. Lá aconteceu o pior tipo de intervenção humana, que degradou o meio ambiente. As barracas são feias, têm mal aspecto e tomam a areia da praia, a maré sobe e chega rapidamente às mesas. Há muitas barracas para pouco espaço, ficam lotadas, do tipo de lotação que incomoda e o serviço não recomendo (anos luz do profissionalismo e da limpeza das barracas de outras praias). O preço, contudo, é mais acessível. Mas bom que se diga que há exceções. No sentido Mucugê - Aracaípe o padrão e o visual melhoram, mas não posso fazer recomendações porque há muitos anos não fico por ali.
 
Na praia do Parracho está o agito e a azaração. É a it praia de Arraial, lá ficam as famosas Uiki-Parracho (que sempre promove festas badaladas dia e noite) e a Cabana Grande, com pufes, espreguiçadeiras, futtons, vários ambientes... mas há barracas também para quem quer um clima mais zen, para a galera que curte um reggae, para família, pra todo mundo. Eu não gosto muito dessa praia por causa da praia mesmo, acho a areia estreita, o mar bravo, mas as estruturas são muito boas.
 
A praia da Pitinga é a minha praia, mais precisamente o espaço Flor de Sal. O ambiente é delicioso e de lá se pode avistar as lindas falésias do Taipe, a galera voando de asa delta... A estrutura da Flor de Sal é diferenciada e eu já falei dela no post anterior.
 
Taípe é a praia pra quem quer relaxar totalmente e curtir uma paisagem selvagem. Muita gente vai caminhando pra lá, principalmente os gringos que parecem curtir a praia de verdade (e não as barracas de praia), muito mais que a gente. Eles levam a canga, água, um lanche e ficam lá desfrutando da natureza linda da costa nordestina, cenário que eles certamente (e infelizmente) celebram mais que a gente.
 
Outra informação: nos meses de verão as praias de Arraial ficam deliciosas, com vento na medida certa e a maré começa a subir a partir do meio da tarde.  No meses de inverno e início da primavera venta bastante, chove mais, a maré sobe mais cedo e nas praias do Parracho, Mucugê, Pitinga e Taípe o mar fica muito agitado. No outono também tem muito vento (ideal pros kitesurfistas).
 
Em resumo, o litoral do Arraial é lindo, diversificado e  vale a pena ser explorado. Eu recomendo entre 5 e 8 dias inteiros pra curtir tudo, Arraial e as redondezas. 
 
É isso, se tiver esquecido de algo, acrescento depois. Se quiserem perguntar, escrevam!
 
E não se esqueçam que as fotos estão no instagram:
 
 @emmeioatudoisso (sigam!!!).
 
Beijos e hasta la vista (próximo post, atendendo pedidos, será sobre Buenos Aires).
 
 

2 comentários:

Nathalia disse...

Mi, minha flor, tudo o que eu pensava em perguntar você esclarecia mais a frente no texto... Arrasou, gêmula! Desde que você postou as fotos no Instagram tô morrendo de vontade de conhecer Arraial :)
Beijoca!

Mimi disse...

Vai sim!!!!!! Obrigada pelo apoio de sempre gêmula! Smac @@@