terça-feira, 10 de março de 2015

Paris, a cidade que me fez chorar - Mitos e Verdades.


Vou dividir minhas "considerações" sobre Paris em dois posts. 

Nesse vou falar de "mitos e verdades sobre Paris".

Em Paris as pessoas não falam inglês e se você falar inglês eles te tratarão mal - MITO 

Em Paris muita gente fala inglês, principalmente nas zonas turísticas, os garçons, as pessoas que trabalham nas atrações, nos hotéis e não, eles não te tratarão mal se você se dirigir a eles em inglês, a menos que você inicie a frase com "do you speak English" (eu falo isso porque acho o cúmulo da falta de educação. Se você está no país de língua francesa - ou qualquer outra que não inglesa - não vai sair indagando um francês se ele fala inglês, você é que deve iniciar se desculpando por não falar a língua dele. Elementar!).

Maaaas, sim, eles gostam se você arranhar um francesinho. Gente, é uma briga histórica (pausa pra cultura: França e Inglaterra eram inimigas mortais, lembra que quando a família real portuguesa veio pro Brasil estavam sendo defendidos, em Portugal, pela Inglaterra, já que Bonaparte deu ultimato a Dom João?) Pergunte pra sua avó que língua ela aprendeu na escola além do português. Francês! Sim, antes do inglês ocupar o posto de segunda língua mais falada, todos queriam aprender francês. Aí imagina, agora ninguém mais fala francês e querem que os franceses falem inglês. Eu imagino que role uma dorzinha de cotovelo. E compreendo. Então, treina um pouquinho, não custa abordar um parisiense com um "bonjur/bone nui, excuse moá. Je ne parle pá francê. Je vudré uninformacion sivuplê" (já apertei a tecla sap pra você) e terminar a frase com um "merci".

Em Paris você será mal tratado - MITO

Olha, eu sei que tem gente que reclama. Mas estive lá três vezes e fui muito mais bem tratada lá que em Madri, Roma, Londres. Por três vezes eu fui guiada, mais de um quarteirão, ao pedir informação. Já recebi um desconto inacreditável num café careeeeeerrimo do Boulevard Saint Germain tipo assim, do nada, por pura simpatia do garçom (eu não estava sozinha, estava acompanhada do marido, portanto não foi uma cantada). Mas não é só isso. As pessoas respondem com delicadeza, sorriem, nada diferente do que existe em nenhuma outra cidade grande do mundo.

A questão aqui é assim, gente. Francês não é brasileiro, assim como russo não é australiano, peruano não é angolano e vaca não é tigre. Cada ser comporta-se de acordo com o meio ambiente. Vale a sábia lição: em Paris, seja parisiense. Seja gentil na maneira de expressar-se. Não grite. Não interrompa. Não vá pedir informação no horário de pico da padaria à atendente. Eu, como nasci com uma finesse inerente (aham, aham...), nunca tive nenhum probleminha. Comportem-se e tudo será perfeito.

Em Paris  as porções são pequenas e você vai passar fome - MITO

As porões em Paris são ótimas e feitas para pessoas normais comerem bem e se saciar, não para você que tem 1.63 de altura e come 500g no self-service (ops!). Nunca saí de uma mesa lá com fome. Tanto os lanches, quanto os cafés, quanto os pratos, são bem servidos.

Paris é caríssima - MITO e VERDADE

Paris é cara e barata. É uma cidade enorme, com milhares de centenas de opções para todas as possibilidades. Comer/beber nos bares com vista pra Torre Eiffel evidentemente é caro. Mas comer e beber em Marais, no Quartier Latin, na Ile de La cité (desde que não onde os turistas se aglomeram), em Montparnasse... é normal. Muito provavelmente mais barato que ir num restaurante médio aqui no Brasil (em Vitória qualquer restaurante mais ajeitadinho está cobrando R$40,00 um prato simples e individual). Agora, hospedagem... essa sim, é cara.

Paris é CHIC - VERDADE

A cidade é chic, as parisienses são magras, altas e elegantes, os prédios são lindos, estão em perfeita simetria, as cafeterias, os parques, as vitrines das lojas. Tudo lé é muito chique. 

Em Paris as pessoas tem odores "diferentes" do nosso - MITO

Olha, eu tive experiência em Roma, num ônibus em dia de frio, que me deixou traumatizada. Em Paris? Nunca. Pelo contrário. Já me ocorreu de sentir perfumes maravilhosos na rua, porque sinceramente acho que lá o pessoal abusa de bons perfumes. Então as parisienses além de lindas, altas, magras, são chiques e cheirosas (dá uma invejinha, tá?...inevitable).

Paris tem muito turista - VERDADE

Muito mesmo. Por isso recomendo ir no inverno, quando a muvuca diminui, porque sério, o Louvre já vai estar cheio de qualquer jeito, mas no inverno dá pra tolerar mais. Primavera e outono são épocas lindas, mas lota. Superlota. Eu não curto.

Hotel em Paris é caro - VERDADE

Hospedagem em Paris é cara mesmo. É difícil achar um hotel razoável por preço razoável. Geralmente os hotéis com preços razoáveis são horrorosos - velhos, sujos, sem elevador, box apertado, e sem café da manhã...nhaca mesmo! Tem que pesquisar muito, e de preferência mais de seis meses antes, senão há risco de quando achar um hotel em preço razoável ele ser uma pocilga. Os hotéis baratos então nem pensar. Foge! Eu não creio que seja possível haver em Paris hotel barato bom, se até os menos caros são ruins. Se puder pagar um pouquinho a mais, pague. Economiza em outras coisas, sei lá, faz mais piquenique e come menos em restaurante (tem taaaaanto parque maravilhoso pra fazer piquenique!).

Paris é a cidade do amor - VERDADE

Paris é linda, romântica, linda, linda, linda de chorar, linda de emocionar. Se você não estiver apaixonada por alguém, vai querer ou se apaixonar para voltar, ou vai se apaixonar pela cidade mesmo. E eu confesso que chorei, de boba, quando cheguei lá. As lágrimas pularam, como quando a gente vê uma obra de arte maravilhosa, ou ouve uma música que faz os cabelinhos arrepiarem. Paris foi a primeira cidade da Europa que me fez chorar (e nem é a minha favorita... isso de favorita envolve outros fatores...).

Bom, essa brincadeira de mito e verdade vai longe...mas vou parando por aqui. No próximo post venho com dicas de como desfrutar de Paris da melhor forma possível.

Au revoir!

Bisous!

Mimi.

Para fotos, já sabem - @emmeioatudoisso lá no insta.

Um comentário:

Nathalia disse...

Paris é minha cidade favorita da vida desde sempre, mesmo nunca tendo pisado lá. Um dia eu piso e confirmo/desconfirmo minha preferência ♥ Beijoca!