quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Se vai pra Arraial D'Ajuda, prepare-se pra voltar com saudade

O Arraial é assim, tem uma cor, um cheiro, um vento, uma música, um charme discreto, despojado, praiano, que encanta. Não à toa, sempre que visitamos esse pedacinho de céu encontramos turistas embasbacados olhando anúncios de casas a venda... todo mundo que sonha um pouco, sonha ao menos por um segundinho viver no Arraial.
 
Arraial é estado de espírito, você chega cansado e sai com a calma da brisa que vem do mar, com a música do sotaque "baianês" misturada com o sotaque castelhano abrasileirado dos hermanos que se apaixonaram e ficaram por lá... Acostume-se a ver restaurantes de italianos, franceses, austríacos, argentinos. Eles fizeram de Arraial seu quintal, levaram boa qualidade de serviço, eficiência, e aprenderam com a gente a docilidade.
 
Eu sou assídua, frequento o Arraial todo ano há seis anos e garanto que nunca enjôa. Como enjoar de comida boa, astral nas alturas, paisagens de postal e água quentinha? Como enjoar de comer comida tailandesa, argentina, francesa, italiana e baiana e não ser extorquido por isso? Como enjoar da música boa que toca lá (...esquece porcaria, lá só toca música boa), do vento que sopra, dos passarinhos, da mata verde que rodeia as praias, das ruas iluminadas por lanternas?
 
Bom, posso escrever um poema pro Arraial, mas o que vou fazer é dar dicas para que você mesmo desfrute a poesia.
 
A primeira dica que eu dou, aliás, que eu não dou, é sobre balada.
 
Sei que tem: há o famoso e onipresente Morocha, com festinhas animadas ao som de música ao vivo toda noite na alta temporada (conheço o Morocha quando ele era um barzinho de drinks no Beco das Cores, e não me esquecerei jamais do Marco Polo, vitamina drink que eles faziam com banana, leite condensado e vodka que era uma delícia!!!!); há hoje o Tex Mex, no mesmo estilo mas com músicas mais populares e há as festas famosas que acontecem nas praias, como luau. Mas confesso que há anos não frequento a balada no espírito de baladeira. Posso dizer que enche, que tem gente descolada do mundo todo, mas se é bom ou não aí cada um tem que experimentar.
 
As demais dicas são  - claaaaro - sobre onde comer, que praias frequentar e onde ficar. Estas últimas deixo pra um post em separado.
 
Onde comer
 
Arraial tem preços muito bons se comparados aos de Vitória, BH, São Paulo, Rio (Ouro Preto, Tiradentes, onde estive recentemente...) e excelentes restaurantes. Se vai a dois, aproveita pra jantar em lugares especiais.
 
Meu top 10 restaurantes de Arraial são:
 
Rosa dos Ventos, na Alameda Flamboyant
 
Já comi o porco e o peixe na folha de bananeira e recomendo muitíssimo ambos. São divinos e maravilhosos. Sem falar na saladinha orgânica que eles servem de entrada, com produtos retirados da horta que fica ali mesmo no restaurante. Um luxo. Minha dica aqui é: não peça entrada. Os pratos são ultra bem servidos, quase que um dá pra dois e pedir entrada é fatal.
 
Dolce e Salato, na rua Mucugê, em cima da Pizzaria do Rafa
 
O restaurante é de uma família italiana e os pratos são deliciosos. Massas caseiras que derretem na boca, saladas especiais, bons vinhos e ótimo atendimento. Recomendo o "mari e monti" com frutos do mar e cogumelos; o spaghetti aos frutos do mar e o tagliatelle ao sugo com lagosta. Uma coisa de loooouco!
 
Bistrô D'Oliveira - na estrada da Balsa, à esquerda de quem vem dela
 
É hoje o top 1 do Trip Advisor. A comida é realmente excelente, muito bem servida (aqui também vale a dica de não pedir a entrada), o ambiente é muito diferente, rústico, em um jardim.  Lá comi das duas vezes o menu sugestão do dia e não me arrependi. Já o marido provou os currys verde e amarelo e ambos estavam divinos. Aliás,  eles são especialista em culinária thai, aproveitem pra provar! Outra dica legal pra vocês é passar repelente antes de ir e reservar mesa, porque o restaurante não é muito grande e sempre lota.
 
Restaurante São João - na praça da Matriz, um corredorzinho estreito na rua que dá no mirante
 
Super simples, ótimo para o almoço (no Arraial os restaurantes mais renomados não abrem para almoço), parece a copa de uma casa. A comida é bem tradicional, moquecas, bobós... deliciosamente bem feita e muito bem servida. Os pratos vêm acompanhados de salada e ao final há doces caseiros diversos de cortesia. Como disse, os pratos são muito bem servidos. Nós pedimos duas meias porções para um casal e uma meia teria sido mais que suficiente. Destaque para o bobó de camarão de comer ajoelhado!
 
Restaurante Valentino, na rua do mirante atrás da Igreja
 
É o pior atendimento, disparado, do Arraial. Muito ruim mesmo, e não melhora nunca, então se quiser ir desencana pra não passar raiva. A comida, no entanto, vale a pena. Sempre vamos lá para comer a sempre presente no cardápio "lagostas com macarrão ao pesto". As lagostas são fresquíssimas, ficam ali se mexendo do lado de fora, o cozinheiro faz as bichonas na brasa, o que dá um gosto sensacional à carne que já é deliciosa e, para somar, o prato é enorme e tem um preço inigualável. Fora a vista de lá que é linda, em uma noite de lua cheia vale a pena chegar mais cedo pra pegar a melhor mesa.   
 
Espaço Flor de Sal - na Praia da Pitinga
 
Além de ser a melhor barraca de praia do Arraial, na minha humilde opinião, ainda serve pratos deliciosos. Ótima pedida pro almoço (lembrando que poucos restaurantes da "cidade" abrem de dia). Já  comemos ceviche de dourado, espetinho de filé de frango ao molho thai, salada thai, salada vietnamita e todos os pratos foram muito bons. Pra quem - como eu - aprecia um vinho ou drink, a carta é ótima! Fora o atendimento impecável, banheiro limpinho, sombra de árvore, espreguiçadeiras... tudo pra você esquecer que existe stress e barulho no mundo. Ah, sim, e música boa (esquece porcaria, esquece....). Ponto negativo para a única cerveja que servem: só tem Itaipava (sponsored, claro!).
 
Pizzaria Pitanga - no Beco das Cores
 
Eu adoro o lugar, a pitangueira, a música que toca no Beco e a pizza feita no forno de barro. Tudo conspira a favor do Pitanga ser um dos meus cantinhos favoritos do Arraial.
 
Boi nos Aires - na rua Mucugê
 
O restaurante é bonito, descontraído, fica super bem localizado perto do movimento e vive lotado. A carne servida é realmente diferenciada, deliciosa. Os preços na alta temporada são bem mais caros que os da baixa, mas se bater a vontade louca de comer carne, é o que recomendo.
 
Restaurante Mangutti - Rua Mucugê
 
O Manguti é muito tradicional, e se está lá, sempre cheio, com fiel clientela faz tanto tempo, é porque é bom. O carro chefe do restaurante é o nhoque com filet au poivre vert (pimenta verde, entre nós), mas não comi porque achei o prato muito caro E nhoque bom eu como o da minha mãe :)). Provei então o filet ao molho madeira que estava divino, e que foi super bem servido.
 
Asiático da Villa - Alameda Oitis
 
Esse restaurante é herança do sensacional Godzilla, que antigamente ficava no centro comercial Erva Doce. A proprietária contou pra gente que o chef do Godzila voltou para o Japão, mas que deixou de legado para ela, que era sua fiel escudeira, e para o hoje chef do Japa, receitas criadas por ele.
 
Tivemos oportunidade de provar uma salada do Camboja e uma sopa tailandesa muito apimentada. Ambos bem feitos (mês há léguas de distância do sabor elaborado do Godzila). Ficamos também de voltar pro marido comer um ex-prato do Godzilla, que ele se recorda ter sido o melhor salmão da vida dele, feito em papillot, com um molhinho secreto, shimeji, cebolinha... mas infelizmente acabou não sobrando tempo para isso (fica na agenda pra próxima).
 
Pessoal, o mais legal é que tem Arraial pra todos os bolsos. Esses restaurantes tem bons preços (ótimos se comparados ao sudeste), mas há opções mais requintadas e caras (Aipim, Don Fabrizio), e mais simples e em conta. Nas ruas do Arraial, principalmente mais próximo à Bróduei e na rua paralela à Mucugê, próximo ao cemitério (não se assuste, nem dá pra perceber que ele está lá, de tanta farra que há em volta), na alta temporada há barezinhos com boa música, que lotam de gringos, estudantes, hippies, turistas de máquina na mão. São um lado menos badalado, ainda mais barato e delicioso da cidade.
 
É como eu disse, prepare-se pra voltar com saudade... 
 
No próximo post falo de praias e hospedagem.
 
Beijos!
 
Fotos no insta - @emmeioatudoissso

Um comentário:

Nathalia disse...

Poooooooutz, vontade de pegar um abono ~djá~ e partir para arraial amanhã! Quero ir lá, Mi, como faz? Vai de carro? Quantas horas? Estrada boa? Quero ir lá!!!

Beijoca!