sexta-feira, 15 de maio de 2015

Barcelona, Barcelona...

... meu lugar no mundo.

A pergunta que todos fazem pra quem viaja e que quem viaja tem mais dificuldade de responder é: qual a(o) melhor (cidade, culinária, passeio, povo...)? Uma viagem é feita de muitos melhores momentos, as vezes uma cidade surpreende pela simpatia do povo, mas não é tão linda, outras vezes é deslumbrante de linda mas a culinária deixa a desejar, em outras é linda, a comida maravilhosa, mas é muito cara, outras vezes tem "tudo" mas não te faz se apaixonar...

Mas Barcelona....ah... Barcelona tem tudo, e tudo de bom, e pra mim é a cidade que eu escolheria se tivesse que fazer um ranking.

Você quer praia de areia branca, com quiosques que vendem drinks e peixinhos fritos deliciosos? Barcelona tem.
Quer um centro histórico com muralhas romanas, cidade perdida, catedrais góticas, ruelas espremidas entre lojas de designers locais e cafeterias? Barcelona tem.
Quer arte moderna, tipo prédios e catedrais inacabadas de Gaudí, esculturas de Miró, galerias de Picasso, arquitetura de Puig? Barcelona tem.
Quer frio, mas não demais? Tem também.
Quer calor? Pode ir que tem.
Gente simpática, noites animadas e que não acabam nunca, ruas movimentadas 24 horas por dia? Lá em Barcelona tem.
Quer sentar em um bar a tapas e comer uma diversidade incrível de tira-gostos feitos à base de frutos do mar, azeitonas, salsichas, cogumelos, tomando uma cava fresca ou uma cervejinha gelada? Barcelona tem às centenas.
Quer fazer tudo isso com facilidade, tendo ruas bem traçadas, metrôs e ônibus? É só ir pra Barcelona.
Castelo que já foi fortaleza e prisão no alto do topo da montanha, teleférico, parque de diversões, jardins de contos de fadas, parque pra passar um dia inteiro relaxando? Barcelona!

Barcelona é cor, vibração, comida boa, gente simpática, arte pra todos os lados, muita mesmo. E por isso é o meu lugar no mundo.

Se tivesse que apontar "um" defeito em Barcelona seria justamente ela ser tão perfeita, mas tão perfeita, que vive lotada de turistas que nem sempre a tratam com o amor que merece.

Devido a este amor extremo, eu recomendo que se passe uns 10 dias por lá. Mas se você não tem todo esse tempo, cinco dias podem ser bons, mas cinco dias inteiros.

Pra se hospedar, fique por ali perto do Passeig del Angel, Praça Catalunya, Ramblas (se quiser movimento); ou próximo à Sagrada Família, Bairro Eixample, Gracia e redondezas (se quiser mais tranquilidade). Vale lembrar que o acesso para todos os lados é facílimo.

Pra explorar Barcelona não há segredo: é mapa na mão de vez em quando e mapa no bolso na maior parte do tempo, porque logo logo dá pra se situar. tendo como marcos o mar e as ramblas.

No "coração" da parte antiga da cidade, vale a pena andar muito e sem rumo pelas vielas, conhecer o Palau de la musica Catalana; o Teatro del Liceo; a Catedral; a Igreja de Santa Maria del Mar; o Raval e o Born. As ruas são estreitas, um traçado ainda medieval, com muita história e turismo. Ali se concentram pequenos comércios, lojas descoladas, cafeterias e galerias de arte. É por ali também que se encontra as ruínas romanas, no subsolo da cidade, um passeio imperdível.

Indo no sentido da Sagrada Família, a catedral interminada e maravilhosa de Gaudí, recomendo que passe pela Casa Milá, outras das maluquices do artista; e se deixe perder pelo Eixample, um bairro de traçado lindo, com quarteirões em forma de hexágono e com uma arquitetura neo-clássica maravilhosa. As fachadas dos prédios, o forro das varandas... pra quem curte arquitetura tudo é um deleite.

Outro passeio delicioso é pelo Parque Ciutadela e Mercado Santa Catarina (menos badalado e, no meu ponto de vista, mais emblemático que o famoso Mercado Central da Rambla de Catalunya). Pertinho dali, já mais pra dentro da cidade antiga (portanto "voltando" para a Catedral) está a galeria de arte do Picasso, que vale muito a visita. Falei dela numa postagem anterior. É pequenininha, mas muito interessante.

A Barceloneta, à beira mar, é outra delícia. Há muitos pequenos bares (não recomendo os que estão de frente para o mar exatamente, mas os que ficam do outro lado da avenida à beira mar, especialmente em uns bequinhos que partem dessa avenida para a Ciutat Vella (cidade velha), e que vendem frutos do mar no quilo. Você escolhe o bocado que quer, eles pesam e fritam pra você na hora. Fresquíssimos e deliciosos. 

Outra dica preciosa: ao fim de tarde, por volta das 17-18, arrume seu lugar no balcão do Ciudad Condal, um bar à tapas bastante conhecido (e muuuuuito disputado, por isso cheque cedo), localizado na rambla de Catalunya (subindo a rambla). O bar "ferve" de gente e as tapas são muito bem feitas. Recomendo que prove também uma cava local, se não quiser uma cervejinha.

Ahhhh sim!!!! Tem que ir no Parc Guell, outra obra encomendada a Gaudí, que uma casa e um jardim ao mesmo tempo sinistros e alegres, com uma vista linda da cidade (suba até o topo do morro da cruz). O Parc é um museu a céu aberto, ou um parque de diversão para quem curte arquitetura. Lúdico e fascinante. 

Outra boa pedida é, se estiver lá no domingo (a cidade fecha, inteirinha - lembrem-se disso!), ir à "feira das cidades" que acontece atrás da Catedral, no Bairro gótico, com barraquinhas que oferecem o melhor da produção local de azeites, vinhos, cavas, pratos típicos (dos rabos de touro até os peixes frescos). Não tem muito lugar pra sentar, mas ainda assim vale demais a pena. Foi ali que fizemos amizade com o senhor José Maria, um catalão perspicaz e muito culto que nos explicou como escolher a melhor cava, como se comportam os catalães em relação à Madri e à Monarquia. Passamos boas horas em um bate papo maravilhoso. (Detalhe: ele falando em espanhol, sendo catalão, e nós em portunhol. Os catalães são mil vezes mais doces e simpáticos que os madrilenhos que falam espanhol e fingem não entender nem o "bom dia" que damos a eles).

Mais uma infalível: Subir o Montjuic  (de funicular e teleférico) em uma manhã de sol. Mas o segredo não é o Castelo. De lá há uma bela vista (inclusive do espetacular porto de Barcelona) e tal... mas a "cereja do bolo" dessa dica é: vá com um pic-nic na mochila e depois desça o morro à pé, passando pelos jardins encantados... Há muitas galerias de arte e até algumas casas com jardins maravilhoso, cheios de caramanchões, estátuas, trepadeiras, banquinhos. Dá pra sentar e fazer aquela pausa estratégica, ouvindo o som dos pássaros, sem muitos turistas em volta. E nessa mesma descida você pode passar pela Fundação Miró, pelo Museo de Arte Antiga, algumas outras galerias privadas e pelo Museu nacional de Arte da Catalunya, que é lindíssimo (lá no Castelo, pegue um mapinha da região). 

Ah, e eu não cheguei a ver, mas dizem que é maravilhoso o espetáculo das fontes luminosas que fica em frente ao Museu Nacional. 

Por fim, o que recomendo são roupas confortáveis (as pessoas lá são muito descontraídas, ninguém anda super arrumado e além disso, anda-se muito) e ter sempre uma garrafa de água à mão (em Barça o clima é seco, certa vez fui em setembro e o termômetro marcava 42 graus (!!!), eu bebia 8 a 9 litros de água por dia sem perceber, tamanha a secura).

E curtam sempre com amor e com cuidado a cidade.

Molts petons e até a próxima!

Para fotos ---- @emmeioatudoisso

Ps.: estou tentando anexar a conta do instagram ao blog, mas não estou conseguindo. Alguem ajuda?

Nenhum comentário: