quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Brasil-sil-sil

Viajar é sempre bom, mas descobrir as belezas da nossa terrinha é melhor ainda. Dá um orgulho!

Semana passada estive com maridão em Mins Gerás (no sotaque carregado da região dos Campos das Vertentes), passamos por Ouro Preto, Tiradentes e Inhotim e, posso falar??? Que sonho, gente!!!! Vão, vão, vão. Não pensem muito, vão!!!!

Ouro Preto é velho amigo meu, mas a cada ida amo mais um pouquinho. Pensa em uma cidade brasileirinha, com a gentileza dos brasileirinhos, falando nossa língua, que é inteiramente preservada e que conta a cada casa, a cada porta e maçaneta, a cada pedra enfiada na rua, a história do Brasil. Ouro Preto é cidade pra quem gosta de arte, pra quem gosta de história, pra quem gosta de arquitetura do período colonial, pra quem gosta de comer (muito) bem, pra quem gosta de clima friozinho, pra quem gosta do cheiro de mato que Minas tem, pra que gosta de romance, de cinema, de teatro, de música...

Não sei porque o povo capixaba vai pro Sul na lua de mel (naaada contra o Sul, hein gente!?) tendo cidades tão belas e românticas aqui do ladinho.

Tiradentes foi um choque. Nunca, nem nos meus sonhos mais desvairados, pensava que ela seria assim. Uma pequena vila, 100% turística, inteiramente preservada e bem cuidada, com todas as paredes caiadas de branco impecáveis, com todas as flores nas janelas, com uma serra linda de moldura, repleta, eu disse re-ple-ta de galerias de arte, museus, lojas de artesanato, de antiguidades e de restaurantes maravilhosos. Um pequeno povoado, Disney brasileira pra adulto. É tudo lindo, tão lindo, mas tão lindo, que você certamente levará uns tropicões nas ruas de pedra enquanto estiver andando distraída e encantada olhando em volta.

Já Inhotim é um oásis de verde, de jardins, de lagos, de exposições a céu aberto, de galerias de arte, de pássaros, de gente do mundo todo, de restaurante delicioso, de modernismos malucos e interessantes E é coladinho em BH, 1 hora de carro em estrada boa, duplicada.
Inhotim é nosso!!! Inhotim é brasileiro e precisa ser conhecido!!! Inhotim, creio eu, é único no mundo. 
Um jardim gigantesco com paisagismo de tirar o fôlego, entremeado por galerias de arte e exposições a céu aberto? Imaginou? Não, não é isso...é melhor.

Bom, essa foi só a introduçãozinha, vou dando dicas em posts diversos, porque assim escrevo mais sobre menos, sabe?

Beijos, espero que gostem, palpitem!!!

Ah, e sigam no insta: @emmeioatudoisso.





  

Nenhum comentário: