quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comendo bem em Minas Gerais - Ouro Preto

Prosseguindo com o assunto Minas Gerais e comida boa, aqui vão as dicas de uma boa gourmet (ou melhor, boa de boca mesmo, porque provo tudo, sou curiosa quero saber como faz, quero comprar os ingredientes e tentar em casa...) em Ouro Preto.

Atenção: mesmo que vá em alta tem porada, é bom reservar com antecedência os restaurantes para jantares. 

Se você quer acertar sempre, vá ao "O Passo Pizza Jazz" (clica que é link).

Lá você vai ter o que espera, provavelmente mais: a história de Ouro Preto contada pela casa maravilhosa onde fica o restaurante, diversos ambientes (áreas internas lindas e externas maravilhosas) para sua escolha; música (sempre muito) boa rolando; um cardápio variado de saladas, entradas, risotos, massas, pizzas, sobremesas e bebidas (com destaque pra carta de vinhos); um atendimento de boa qualidade; comida deliciosa (os pratos são bem servidos e muito bem feitos) e, de quebra, preço justo. 

Pra ser bem exata, quando falo preço justo falo em um prato de risoto mais carne boa por aproximadamente R$40,00. 

O Passo não tem erro, já devo ter ido mais de 7 vezes, em viagens diferentes, e é sempre a mesma boa qualidade.

Outra boa dica de Ouro Preto é o novo "Trattoria Oro Nero" (clica aê!)

O restaurante é mais recente, mantém uma cozinha que se auto elege "de trattoria italiana", mas é mais elaborada que isso (Trattoria italiana, da Itália mesmo, serve geralmente comida simples: legumes, massas sem muitos adornos, pão, vinho e a sobremesa do dia...e a toalha jamais é xadrez verde e vermelha como se imagina...). Comi eu e mais três agregados lá e todos ficaram satisfeitos. O preço é bom, o prato bem servido, a comida bastante saborosa o ambiente do restaurante é agradável.

Se você quer um ambiente que tenha drinks, comida, cafés e tortas..."Café Geraes" (que agora é Escadabaixo Café Geraes). 

O local, dos mesmos proprietários do "O Passo", é lindo, também tem vários ambientes a depender da sua mood (restaurante-café com piano, pub com luz colorida e música animada e cantina com mesas grandes em local arejado). Eu confesso que sou mais pro café e pros doces que pras comidas do Geraes. Na verdade, não recomendo a comida. Não é que seja ruim, mas não é o forte de lá. Um petisco até vai, mas jantar, almoço, melhor não. Fique nos drinks, nas cervejas, ou nos cafés e doces.

"Restaurante Senhora do Rosário", do Hotel Solar do Rosário. 

É tão lindo e elegante que vale nem que seja para tomar um vinho. E não se apoquente, entre à vontade, o preço deles, apesar do luxo do salão, é muito justo. O cardápio tem pratos muito interessantes. Não comi fiz nenhuma refeição neste restaurante, apenas petisquei e tomei vinho, e ambos estavam divinos. Comi um carpaccio de carne de vaca delicioso e pasteis de angú com queijo igualmente maravilhosos.

Outro restaurante bem badalado da cidade histórica é o "Bené da Flauta".

Eu devo confessar que quando fui achei a comida boa, porém simples demais pelo preço cobrado. O preço, portanto, não valeu o prato que comemos. Apesar de o ambiente ser lindo, de se ter uma vista deslumbrante da cidade (pede pra ficar na janela!!!). Mas, segundo opinião de quem entende e já retronou diversas vezes lá, os pratos estão mais elaborados e igualmente deliciosos. Assim, só indico porque eu mesma quero voltar pra ver. Mas não garanto (aliás, não garanto dica nenhuma... é que gosto é igual a b&%#@, cês sabem, né?).

Se o que você quer é apenas um cafezinho, ou um cafezinho e uns bombons, a recomendação é a "Chocolates Ouro Preto".

A chocolateria é parada obrigatória toda vez que eu vou, para tomar o Irish Coffe deles que é divino! E para comer os bombons de maracujá, café, abacaxi, licor...

Da última vez ousei provar as barrinhas de chocolate branco e preto. Não gostei. Estão muito além da qualidade dos bombons.

E, por fim, se o que você quer é um cafezinho e uma música, e um pouco de arte e um casarão reformado lindo e uma livraria e quem sabe umas cervejas...o lugar é o "Café Cultural". 

O prédio restaurado e conservado pela FIEMG tem sempre ótimas exposições, uma livraria ao lado, um jazzinho rolando, cervejas variadas, mimos para levar de presente, e uma decoração que fica entre o descolado e o colonial tradicional da cidade.

Eu resolvi provar o café com sorvete de creme deles e virei fã. Pra falar verdade, se eu pudesse, tomaria outro tipo... agora... nossa, deu vontade...

Nenhum comentário: